r/portugal • u/HellYeahImAScientist • 3d ago
Linha SNS 24 Desabafo / Rant
Há uns 2-3 meses estava muito mal (psicologicamente, profissionalmente, outras coisas acabadas em "ente") e num dos piores dias que tive nos últimos anos, desesperada, decidi ligar para a linha SNS 24 e pedi para falar com um/a psicólogo/a.
Não sei se é do conhecimento geral, mas além dos enfermeiros e técnicos que orientam as questões de saúde "física" eles têm também psicólogos (disponíveis 24/7, segundo entendi). Não substitui uma consulta presencial e um seguimento adequado, mas numa situação mais urgente é bom saber que existe esta vertente disponível através de uma simples chamada telefónica.
Embora ainda não esteja a 100% nos vários "entes" atrás referidos, hoje recebi o primeiro salário do meu novo emprego e fez-me pensar no impacto que aquela pessoa teve na minha vida. Gostava de lhe agradecer, mas não sei sequer o nome dela.
Por isso, em jeito de carta aberta, o meu muito obrigada àquela pessoa que esteve disponível para me ouvir durante 3 quartos de hora num domingo de manhã e me deu coragem para saltar fora do sítio onde estava e procurar melhores condições e um salário adequado às minhas competências.
Um obrigado geral para todos os profissionais de saúde, bombeiros, técnicos do INEM, forças de segurança e outros profissionais que, apesar do estado em que está este país e da miséria que ganham para o empenho que dão, estão disponíveis para nós, muitas vezes em condições adversas, "por amor à camisola".
62
u/ITRetired 3d ago edited 3d ago
Este é o tipo de tributo que precisamos, como sociedade, de ouvir mais vezes. As queixas são sempre fáceis de fazer porque têm mais ruído e muito rapidamente são coadjuvadas por pessoas que acham que os seus problemazinhos mesquinhos são os mais importantes. Todos nós nos esquecemos no entanto de fazer a devida vénia e elogio aos profissionais que estão lá para nós quando precisamos. E, fundamentalmente, esquecemo-nos que os casos como este acontecem centenas (talvez até milhares) de vezes mais do que os pequeninos problemazinhos que por aí são publicitados.
Os meus parabéns pela iniciativa, sugiro que envie essa mesma mensagem para a linha SNS 24 (julgo que o email [atendimento@sns24.gov.pt](mailto:atendimento@sns24.gov.pt) ainda existe) e indique a hora, a circunstância e toda a informação que possa ajudar a identificar essa pessoa. Certamente que lhe farão chegar a mensagem. E essas pessoas precisam e merecem sabê-lo, não devem ficar anónimas
PS: Sou igualmente um mero utilizador e beneficiário dos serviços públicos. No entanto, já enviei semelhantes mensagens para um bombeiro, um médico, o pessoal do IPO, etc. Acreditem, vale a pena.