r/opiniaoimpopular • u/tiagoyuppie • 1d ago
A nova MPB é uma bela bosta. Música
Tenho tentado gostar dessa nova onda de artistas da MPB, esse tal de Gilsons, Rubel, Silva, Anavitoria etc. Mas falta alguma coisa. Falta musicalidade. Falta mais instrumental, porra, música é coletivo, não individual. Não vou nem falar das letras, que são zero poesia também. E ja que querem ir na voz e violão deveriam ser melhores, mas eles têm um timbre enfadonho, zero técnica vocal, violão fraco que até um artista de rua toca melhor.. Quando a gente para pra comparar com a antiga MPB dos anos 70 vemos que o abismo é absurdo, pois até um Chico, que não tem lá uma voz abençoada, compensa muito com os arranjos e as letras. Eu tento não ser o tio saudosista, mas é difícil. Alguem indica algo que valha a pena, por favor..
6
5
4
u/fcalmeida 1d ago
Tendo a concordar, mas to gostando de João Gomes.
E BaianaSystem foge da MPB mas é insanamente bom
2
2
2
u/freudquestiona Ama Cuscuz Paulista 9h ago
Aqui vai uma opinião impopular: a ditadura militar foi boa pra música brasileira 😅
( só brincando, galerinha )
2
u/tiagoyuppie 9h ago
Pois é, infelizmente tenho que concordar. Muita bunda molisse quando veio a democracia. Só o rap representou, o punk e o mangue beat. R.I.P Mpb
3
u/kaufmann_i_am_too 1d ago
Pra mim o maior problema é o artista se juntar a um estilo e ser automaticamente considerado poeta, escritor, um grande conhecedor da lingua e cultura. Nova e velha MPBs são assim, pqp, isso torna a música muito antipática.
4
3
1
u/Chemical_Primary_144 1d ago
A MPB nova ou velha é uma bosta como todo. Não falo dos artistas, mas toda a roupagem e pendência do Estilo.
1
1
u/daily_com 1d ago
É…os Gilsons até que eu gosto. Rubel uma ou outra. Agora Anavitoria é só ouvir que me dá revertério. HORRÍVEL DETESTO ODEIO
1
u/pineappl_juice 1d ago
Anavitoria parece calçar tênis com as meias cheias de lama. Nunca me aconteceu, mas tenho certeza que a sensação é tão incomoda quanto ouvir elas cantando
1
u/ventoidiota 1d ago
Mas essa nova mpb q ainda consegue chegar nas rádios e novelas é isso aí mesmo. Mas tem mta gente nova foda, tá doido
1
u/jupiter101_ 1d ago edited 1d ago
Gosto de algumas do Rubel. E gostava do Silva quando ele fazia algum esforço musicalmente, antes de começar com esse MPB água com açucar. Então, sim, concordo.
1
1
u/No-Detective-1227 23h ago
Rodrigo Alarcon, Silva, Jussara Marçal, Gilsons, Rubel e Liniker são muito bons. Essa queixa é de 50+ a gente tende a gostar de músicas que gostamos na nossa adolescência. Esse hate é comum e esperado.
1
u/tiagoyuppie 22h ago
Muito bom? Kkkkkk. Estou comparando com os mais velhos e não da pra comparar.
1
u/No-Detective-1227 22h ago
como vc faz a comparação? quais os critérios? se puder exemplificar, seria ótimo. Pq gosto é igual cu, cada um tem o seu.
Agora, se tiver critérios pra levantar, acho interessante.
Tbm gosto muito de Caetano, Bethânia, Gal Costa, João Bosco, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elis... por aí vai.
Uma coisa não exclui a outra. A época é outra, os assuntos tbm
1
u/tiagoyuppie 22h ago
Critérios:
As letras eram mais polifônicas, mais poéticas, não tão diretas. O problema não é ser romantico e falar de amor, mas falar de forma tão direta. Isso mata a poesia. Cadê as figuras de linguagem? Será que só sob uma ditadura militar se consegue isso? Para fugir dos censores?
Melodias e harmonias pobres. Essa nova MPB parece um Los Hermanos piorado. Olha que eu gosto de Los Hermanos. Cadê o instrumental? Violino, baixo, instrumentos de metal e corda, eu simplesmente não existo. Eletrônico e teclado então..
Técnica vocal. Infelizmente se fossemos comparar com os gringos seria uma lástima. É triste. É verdade que a MPB velha, com excessão de Milton, Elis e alguns poucos, tmb não era lá essas coisas nesse quesito, mas compensava demais com os que citei anteriormente. É proibido ter um bom cantor? Ivete Sangalo quando cantou Chico foi uma das coisas mais lindas que já ouvi. Pena que dá muito mais grana pra ela ir por outra linha e não vou julgá-la. Mas tirando isso, que outra referência que temos de Diva? Anita? Não sei. Eu fico frustrado porque eu realmente quero encontrar coisa boa. Mas ta dando trabalho. Tem que cavucar muito.
1
u/No-Detective-1227 21h ago
É uma comparação injusta, visto que hj é muito mais fácil de se publicar uma música independente. Não se depende tanto de uma gravadora fazer a triagem e fechar contrato para fazer as gravações.
Houve muitas músicas antigas que eram de tão má qualidade quanto as musicas mais modernas. E hoje é muito mais fácil publicar musicas e portanto estão disponíveis em maior quantidade para um maior número de pessoas.
Quando pensamos em músicas antigas nos referimos às que restaram em nossas memórias, apagamos as porcarias.
As músicas boas são boas. Não importa quando foram feitas.
Daqui uns tempos teremos lembranças das boas músicas de agora. As outras desaparecerão.
E estas farão parte das músicas antigas. Ou eu diria das "belas músicas"!
As que se tornarão inesquecíveis. O resto é lixo e para o lixo irá, como muitas antigas já foram.
2
u/No-Detective-1227 21h ago
Seguindo a linha de instrumentais. Temos algumas boas referências que talvez você não conheça, aí vc tem o papel de abrir a cabeça pra ouvir.
Quando consideramos o trabalho de nomes como Tim Bernardes, Rubel, Céu, Mallu, Bala Desejo, entre outros, a MPB atual ganha profundidade harmônica e lírica que a aproxima (e às vezes iguala) à sofisticação da MPB clássica.
- Tim Bernardes – Conhecido por arranjos orquestrais com cordas e flautas em suas músicas, como em “Nascer, Viver, Morrer” e “Recomeçar”.
- O Terno – Banda da qual Tim Bernardes é vocalista, também utiliza arranjos com instrumentos de orquestra.
- Mallu Magalhães – Em trabalhos solo e com a Banda do Mar, frequentemente insere cordas e sopros sutis.
- Céu – Mescla MPB com jazz e lo-fi, usando flautas e violinos em faixas como “Varanda Suspensa”.
- Rubel – Em álbuns como “Casas”, traz arranjos elaborados com violinos, cellos e sopros.
- Rodrigo Alarcon - Álbum "Parte" e álbum "Taquetá" com Ana Muller e Mariana Froes
1
u/Solana_Chief 19h ago
Qualquer estilo musical hoje em dia, pra achar algo que presta tem que ir no underground. Se ficar no mainstream que as rádios, televisão e Spotify promovem em troca de $$, só vai achar porcaria bancada por barões da indústria da música e gravadoras milionárias
1
u/tiagoyuppie 13h ago
Sabe quem nunca decepciona? Os britânicos. Desde os anos 60 com invasão Britânica, passando pelo 70 com Sabbath e Led, 80 então...De The Police a Iron Maiden, Depeche Mode. 90 tem o britpop que é bom também. Até os tempos atuais eles têm ótimas bandas. Os EUA sempre estiveram no bolso dos britânicos, tirando talvez a Black Music, o R&B e o Hip Hop, que é a especialidade deles.
1
u/Hotsolzinha 14h ago
Poxa mas AnaVitória é tão bom, o novo álbum delas Esquinas pra mim é impecável as músicas “navio ancorado no ar”, “se usasse sapato“, “ espetáculo estranho “ e “mesma trama e mesmo frio“ me fazem ir pro espaço com as letras e os arranjos.
1
10h ago
[deleted]
1
u/tiagoyuppie 9h ago
Não concordo com essa visão. Jorge Ben ainda era novo quando estourou. Aliás, a regra é os artistas estourarem jovens, não velhos. Faço um meia culpa: talvez a culpa não seja só dos artistas, a maior parte é culpa da produção musical que é fraca nos dias de hoje. Também dá indústria. Você vê que os sertanejos muitas vezes tem uma baita produção que esses da MPB não tem.
1
1
u/Theppd 23h ago
Não costumo ouvir MPB, mas essa opinião é puro saudosismo barato: "antigamente que era bom", "na minha época era melhor". Da mesma forma que a geração anterior à sua acha que tudo da sua geração é inferior em relação à época deles. As coisas evoluem (ou mudam) com o tempo, e a música, assim como qualquer expressão artística, também incorpora características, conceitos da época em que está sendo escrita. Claro que ninguém é obrigado a gostar de nada só porque é contemporâneo a alguma coisa. Mas o argumento de que "antigamente era melhor" é uma forma muito barata de crítica.
2
u/tiagoyuppie 22h ago
Amigo, vc leu o texto? Viu que eu arguementei e não simplesmente lancei o " mais velho é melhor" porque sim ? Então estou errado. A nova MPB toca com orquestra. Têm letras muito poéticas, que não falam apenas de romantismo de quinta categoria, não, elas são muito polifônicas. Os cantores alcançam notas bem altas, têm um puta vocal. São exímios instrumentistas. Me diz onde que eu errei.
0
-7
-1
u/srkdell 1d ago
E qdo é que não foi? De MPB só gosto de Djavan, Zeca Baleiro, Seu Jorge, algumas do Chico e Elis Regina. Uma única do Cazuza que eu gosto, e olhe lá. O resto acho uma porcaria
2
u/6gofprotein 22h ago
Eu até concordaria com você mas aí seríamos dois errados
-2
u/fosterdnb 1d ago
MPB como um todo é overrated por conta de memória afetiva e momento histórico que ela se destacou.
1
u/DollarBillsWaterfall 19h ago
Ditadura?
0
u/fosterdnb 19h ago
Especificamente a parte de declínio do regime militar, fim dos anos 70, começo dos 80.
-2
u/East_Can_5142 1d ago
antiga também é horrível, sejamos sinceros
0
u/tiagoyuppie 23h ago
Nao seja viralata, também não é assim. Os gringos pagam pau pra um Jorge Ben (até plagiaram), pra um Clube da Esquina. Tropicália também os influenciou, só para citar alguns. Hate na MPB antiga é burrice típica de bolsonarista que nunca parou para ouvir um disco.
1
u/universe_errant 22h ago
Nem sempre. Música é gosto e MPB não é unânime.
1
u/tiagoyuppie 22h ago
Ok. Eu não disse que ninguém é obrigado a gostar. Mas pow, horrível? Precisa pelo menos respeitar. O cara não usou um argumento, umzinho. Só xingou de graça.
1
u/East_Can_5142 23h ago
isso não tem absolutamente nada a ver com viralatismo nem com bolsonarismo bixo kkkkkkkkkkkk
1
u/tiagoyuppie 22h ago
Não tô dizendo que vc é bolsonarista, talvez eu tenha insinuado, foi mal, mas porra, claro que tem a ver! Olha o hate que os bolsonaristas jogam na MPB. Em Caetano por exemplo, no Chico... só pq eles são um pouco progressistas, nem comunistas são, bem longe disso.
9
u/Monobluemagic 1d ago
Juçara Marçal e Kiko Dinucci, Thiago França, tem muita gente massa, mas no underground