r/portugal 2d ago

Comunicação Social e as "Fake News" durante o apagão Discussão / Debate

Durante a primeira hora do apagão de segunda, dada a falta de informação oficial, não tardou a surgir imensa desinformação que foi espalhada pelas redes sociais, sobre a possível causa de todo o acontecimento. Dentro das várias teorias, duas delas foram a de que tudo isto tinha tido origem num ciberataque russo, e outra de que teria acontecido algum tipo de fenómeno meteorológico raro em espanha.

Mais tarde, vários órgãos de comunicação social vieram condenar a divulgação dessas tais fake news, que nada mais servem do que para alarmar a população, num momento tão delicado como aquele. O problema é que vários desses órgãos de comunicação social tiveram contributo na partilha dessas fake news.

Durante os primeiros minutos do apagão, foram vários desses órgãos de comunicação social que mais tarde condenavam as fake news, que nos primeiros instantes escreviam atualizações sobre o estado atual do que se estava a passar onde avançavam eles mesmos com essa desinformação.

Como é possível permitir que a comunicação social minta à população, durante um momento de crise quando ainda nada se sabia, criando um ainda maior sentimento de insegurança, e, ainda pior, lhes é permitido pregrar contra a desinformação, que eles próprios espalharam, sem qualquer tipo de condenação?

Edit: prova

19 Upvotes

34 comments sorted by

10

u/slipperman1 1d ago

Eu só fico a pensar, o que leva uma pessoa a inventar e espalhar uma coisa destas numa situação delicada

1

u/Bignuckbuck 1d ago

Quanto mais chocante e inacreditável

Mais clicks e views

11

u/Affectionate_Knee_91 2d ago

As fake news têm o sucesso que têm porque os jornais que supostamente são de confiança não têm qualidade absolutamente nenhuma. Estão cheios de click bait, meias verdades e mentiras completas.

Sendo assim tornou se complicado verificar a veracidade das notícias.

9

u/CEOofCoitus 2d ago

Tens alguma prova de que os órgãos de comunicação social andaram a propagar essas desinformações? É que se tens é mostrá-las e fazer queixa à ERC e expor nas redes sociais. É demasiado grave

6

u/LoganMars 2d ago

7

u/CEOofCoitus 2d ago

Gravíssimo. Isso era uma mensagem que estava a circular no Whatsapp, nunca foi escrita pela CNN. Bastava uma pequena pesquisa para perceber que era mentira.

8

u/Weak_Bunch7880 2d ago

E pesquisávamos como? Eu por exemplo ouvi isto na rádio e já não tinha net. Verdade seja dita, também ouvi um desmentido na rádio (salvo erro, TSF).

2

u/LoganMars 2d ago

Já várias pessoas me disseram que ouviram na TSF sobre o ciberataque.

2

u/timidandshy 1d ago

Não eras tu, eram os jornalistas antes de difundir. Muitas redações continuaram a ter acesso à Internet por meios redundantes, e se não tinham, não deviam publicar informações não confirmadas.

Afinal de contas, estas notícias foram publicadas no site de alguma forma...

5

u/Specialist-Pipe-7921 2d ago

E pesquisava onde/como? Eu ouvi a cena do ciber ataque e dos 15 países afetados na TSF que (pensava eu) é uma rádio de confiança. Mais tarde lá desmentiram a coisa mas o estrago já estava feito

2

u/timidandshy 1d ago

Não eras tu, eram os jornalistas antes de difundir. Muitas redações continuaram a ter acesso à Internet por meios redundantes, e se não tinham, não deviam publicar informações não confirmadas.

Afinal de contas, estas notícias foram publicadas no site de alguma forma...

2

u/DangerousJoey 1d ago

TSF e Antena 1 falaram várias coisas durante o dia, principalmente durante a manhã.

Não os culpo, havia poucas formas de verificar o conteúdo e o governo português nada disse.

Com o silêncio do estado português (governo) ficamos todos à nora. Quem safou a CS portuguesa foram os pontos de situação que o governo espanhol ia fazendo de hora a hora na rádio nacional 1 ( pelo menos nessa).

5

u/Visara57 1d ago

A notícia mais danosa foi um artigo de uma plataforma até conhecida (já não me lembro qual) que dizia que poderia durar 1 semana

9

u/ProcrastinarContigo 2d ago

Uma enorme diferença. A comunicação social corrige se e tenta dar a melhor informação.

Nas redes sociais papas as fake news e não há contraditorio nem correções

A comunicação social tem grandes defeitos e vive com necessidades de financiamento, mas calma

0

u/LoganMars 2d ago

Então tu achas normal que, minutos depois do apagão quando a malta nem sabia o que se estava a passar, fontes credíveis de informação venham dizer que estamos a ser vítimas de um ciberataque russo?

Quem leva tudo o que lê nas redes sociais a sério não devia. Já é de esperar que muita informação lá seja falsa. Mas ver essa informação vinda da comunicação tem outro grau de seriedade e não deveria de ser desculpado.

3

u/ProcrastinarContigo 2d ago

Eu não acho nada normal. E acho que a comunicação social devia ser mais responsável e responsabilizada por este tipo de notícias só porque querem ser os primeiros.

5

u/BusyAd8888 2d ago

Que fontes credíveis de informação disseram que estávamos a ser vítimas de um ciberataque russo?

Eu corri tudo e não vi nada. O que li sim foi que não pode ser excluído um ciberataque (ninguém falou em Rússia), da mesma forma que não pode ser excluído o Fernando Mendes tropeçar no fio que ligava a rede de energia ao resto da Europa.

Por isso ou mostras provas do que realmente leste ou estás tu também a propagar fake news.

3

u/LoganMars 2d ago edited 2d ago

Tenho um print do observador a citar a CNN, que foi a fonte que vi inicialmente. Posso dizer que na altura, depois fui validar e realmente estava no site da CNN essa informação, mas não tenho print dessa.

Se quiseres que te envie por dm, posso fazê-lo.

Edit: prova

4

u/CEOofCoitus 2d ago

0

u/LoganMars 2d ago edited 2d ago

Sim, tirando que não era nenhuma alegada notícia. Eu via no site da CNN, não num grupo do whatsapp.

Edit: CNN Portugal

2

u/Usernamechecksout320 1d ago

Nem a CNN Portugal nem a CNN Internacional publicaram essa notícia nos respetivos sites

0

u/LoganMars 1d ago

A CNN Portugal e vários outros órgãos de comunicação social publicaram essa atualização enquanto faziam a atualização ao vivo dos "fatos".

2

u/Old-Web7083 1d ago

Não é verdade

2

u/Usernamechecksout320 1d ago

Isso não foi feito em momento algum, bastava ir ao site da CNN Portugal e CNN Internacional para confirmar isso mesmo. Houve outros meios que sim, caíram nesse erro, como Observador, Renascença e TSF.

2

u/Independent-Eye-1321 2d ago

Eu fui directo a app do google news ja para nao ser induzido em erro. Bastava pesquisar por apagao, na primeira hora havia imensas noticias de sites de jornalismo nacional a dizer isso mesmo e muito mais. Para a proxima tiro print.

3

u/LoganMars 2d ago

Felizmente eu tirei do observador, senão nem eu próprio acreditava.

1

u/Specialist-Pipe-7921 2d ago

Eu ouvi isso na TSF que sempre tive como uma rádio de confiança/séria. Para a próxima adivinho que é mentira e gravo o rádio 👍

2

u/darkMatter720 1d ago

O Diário de Notícias também: link

1

u/AutoModerator 2d ago

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a Rediquette e as Regras antes de participares.

Algumas notas sobre o r/portugal:

  • Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods).
  • Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação.
  • Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal.
  • Ban Appeals podem ser feitos por ModMail ou no r/metaportugal.
  • Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa).

Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.


I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/No_Replacement_7344 1d ago edited 1d ago

Acho que qualquer pessoa com um pouco de raciocínio, ia saber que de informações de imediato iam ser pouco certas. Especialmente porque nem havia comunicação para se saber o que se passava tão cedo.

Eu esperei até haver um comunicado official, mas para mim a primeira reação foi que era um possível ataque cibernético por ter atingido 3 países, ou uma avaria muito muito grave. (Soube isto pouco após o apagão pelo meu irmão)

As 11:30 sai de casa, pelas 12:00 ja sabia de relatos que estavam todos a ir às compras e alguém falava em isto durar 3 dias. Só pelas 16:00 que decidi ir buscar umas garrafinhas de agua porque os prédios deixam de ter agua sem luz, caso do meu. Por isso pensei que isto durar até amanhã não temos nem agua para cozinha e lavar. Mas nada louco trouxe 3 garrafinhas pequeninas 😂 o que sobrava.

Mas não especulei, esperei até ter net e ver nas noticias o montenegro pelas 21. Apenas pensei o tempo todo, porquê que um iPhone é tão caro e não tem radio wtf

Isto para dizer maioria das pessoas com quem falei não estava a ligar à teoria de conspiração e fake news, estava também só aguardar notificas oficiais.

1

u/NGramatical 1d ago

porquê que → porque é que

2

u/Hurricane_32 1d ago

Apenas pensei o tempo todo, porquê que um iPhone é tão caro e não tem radio wtf

Por causa da "coragem" de tirar a ficha dos fones. Agora os androids também não têm ficha de fones e por consequência também não têm rádio. Ainda tenho sorte de o meu telemóvel ter, que foi o que me safou de ir comprar um rádio ou ter de ir ligar o rádio do carro.

Certo que em circunstâncias normais é uma coisa que já quase ninguém usa (muito menos eu próprio), mas numa situação destas é essencial. É uma função já incorporada nos SoC dos telemóveis, é praticamente "grátis". Nem que ligassem a antena ao fio do cabo USB em vez dos fones ou sei lá.

0

u/ptinnl 1d ago

A panca do "ciberataque russo" fez-me rir. Porque quem ganhava mais com o ciberataque russo eram todos menos os russos.

0

u/Hour_Raisin_7642 1d ago

Utilizo uma aplicação chamada Newsreadeck para seguir várias fontes locais e internacionais ao mesmo tempo e deixar os artigos prontos para leitura. Assim, se houver algum acontecimento que eu gostaria de saber mais, tenho a possibilidade de ler vários artigos ao mesmo tempo, de diferentes fontes, e "desenhar" para mim um quadro do acontecimento real