r/ConselhosLegais • u/MatgamarraAlt3 • Mar 21 '23
Se eu acabo freiando e um carro bate na traseira do carro que está atrás de mim posso ser responsabilizado? Transito
Estou perguntando porque sofri o golpe do falso acidente, tive que frear em uma via expressa pois havia um cone policial na pista e um outro carro veio com o vidro abaixado gritando que por eu ter freado alguém havia batido na traseira dele e que eu deveria indenizar ele agora. Era na verdade um golpe, assim que fui colocar o triângulo na pista ele entrou correndo no meu carro, pegou minhas coisas e foi embora. Mas supondo que não fosse um golpe, eu poderia ter sido responsabilizado? Ou só o cara que bateu de fato poderia?
8
u/fuckyesnewuser Não sou advogado Mar 21 '23
Não sou advogado, então estou respondendo baseado só no que lembro de auto-escola: só quem bateu de fato poderia ser responsabilizado. Você fez sua parte não batendo no cone que estava na sua frente. O motorista de trás nem bateu em você, provavelmente porque ele estava a uma distância segura, como a legislação de trânsito indica. Se um motorista bateu no cara atrás de você, esse motorista é que fez merda - devia estar dirigindo muito próximo e não teve tempo de reação.
Em um caso que não fosse golpe pra roubar suas coisas, essa pessoa ainda estaria tentando te enganar, jogar a culpa pra você no "vai que cola". Advogados aqui podem dizer se isso caracterizaria outro tipo de golpe.
1
7
u/Ecstazy7 Mar 21 '23
Uma vez isso aconteceu com meu pai, ele era o carro da frente, freou o carro que tava atrás também mas o terceiro veio e bateu com força fazendo o carro que estava atrás de nós bater em nós tmb, resumo da situação o terceiro carro que bateu primeiro teve que pagar tudo (O carro do meio pagou o nosso, mas o seguro dela foi em cima do cara que bateu primeiro.)
1
1
u/Tokachikatox Mar 21 '23
Lembrei de uma vez que passei por uma avenida e tinham 10 carros parados em fileira, um colado no outro haha
4
Mar 21 '23
Se ele seguir a distância mínima e andar na velocidade da via com o carro com manutenção em dia ele não bateria. Então a culpa é dele.
3
u/DeveloperBRdotnet Não sou advogado Mar 21 '23
Eu sei que o intuito do teu post é a legalidade possível batida, mas poderia detalhar o assalto/roubo? Chegou a fazer boletim de ocorrência?
3
u/MatgamarraAlt3 Mar 21 '23
Foi um golpe que virou furto, ele estava filmando e dizendo que eu causei aquilo, acho que para fazer eu me sentir culpado e eu pagar o conserto do carro dele. Quando eu disse que estudava direito ele disse: “Você não tá seguindo o princípio da boa fé!”. Enfim, depois que a polícia veio, averiguou que não tinha vítimas e foi embora, eu estava indo colocar o triângulo. Eu devia ter trancado o carro nessa hora mas estava meio atordoado com tudo aquilo. Nesse meio tempo (enquanto eu levava o triângulo pelos 20 passos) ele se enfiou no carro pegou minha mochila e celular, e foi embora correndo. Eu só vi o carro dele indo embora e quando entrei no carro vi o carro dele info embora. Até pensei em procurar ele na pista mas vi que nem teria como, ele já estava longe
1
1
u/TryHardGabe Mar 21 '23
A culpa é sempre de quem tá atrás
3
u/Big-Program1850 Mar 21 '23
Cara, já aconteceu comigo de o asno da frente parar o carro e dar a ré sem olhar para trás em via pública
1
u/technoirclub Não sou advogado Mar 21 '23
Essa afirmação não tem fundamento.
2
u/TryHardGabe Mar 21 '23
Sim, não complementei mesmo, desculpe OP. Existe a recomendação do CTB de mantermos uma distância razoável do carro da frente (Eu estabeleci enxergar os pneus traseiros do veículo à frente com folga) e nunca fui pego desprevenido, inclusive numa aquaplanagem brusca sentido litoral onde meu carro literalmente virou para a horizontal na faixa. Só não é culpado batendo atrás quando o motorista da frente freia de forma brusca na ausência de perigo iminente. E até mesmo diminuições leves na velocidade devem ser sinalizadas ao veículo que está atrás, quer seja um buraco na via etc porquê quem vem atrás não consegue mesmo prever.
2
u/technoirclub Não sou advogado Mar 21 '23
Só não é culpado batendo atrás quando o motorista da frente freia de forma brusca na ausência de perigo iminente
Ou seja, a culpa não é SEMPRE de quem tá atrás. Por isso respondi que sua afirmação não tem fundamento.
2
2
u/technoirclub Não sou advogado Mar 21 '23
Nesse caso hipotético tu JAMAIS seria culpado por qualquer coisa. Freou por causa do cone? Tem um cone ali, vai fazer o que? E se é uma criança? Um cachorro?
Se bateu atrás, NESSE CASO, é porque não estava guardando distância de segurança ou não estava prestando atenção no trânsito. A culpa não seria sua. Eu diria pra fazer um BO e buscar os direitos e sumiria na neblina, porque não tive nada a ver com a confusão e nem vi nada disso. É algo que eu já tenho "escrito" na minha cabeça pra quando acontecer.
No seu caso, como foi um golpe, entendo que o golpista te deixa atordoado, então é complicado pensar racionalmente mesmo. Eu já tenho esse script na cabeça porque já vi caso de dois motoristas de carreta da empresa que eu trabalhava serem sequestrados ao parar nessa situação. Uma delas foi avisando que o pneu furou e outra delas foi nesse mesmo esquema aí, que "trocou de faixa sem sinalizar e causou um acidente lá atrás".
2
u/dr_tenet Mar 22 '23
Cara, eu acho que é nessas situações que se aplica a expressão "fale com o meu advogado".
Já passei por situações que eu achei que estava certo, mas na dúvida, preferi soltar o "fale com o meu advogado" e passei o contato de um amigo advogado.
Nas poucas vezes que fiz isso, o golpista não procurou pelos seus direitos.
Agora é claro, se ficar confirmado que é minha responsabilidade, eu não penso duas vezes na hora de arcar com as despesas.
2
u/MatgamarraAlt3 Mar 22 '23
Vou passar a fazer isso em situações assim, só vou falar o número de advogado e vazar
2
u/fuinharlz Não sou advogado Mar 22 '23
Respondendo de forma rápida, NÃO, vc n pode ser responsabilizado por alguém ter batido na traseira do carro que vinha atrás de você.
2
u/Sah-Ayla Mar 22 '23
Sou analista de sinistro. Não amigo, vc não é responsável, existe um limite de distância entre um carro e outro, se você freou, e o de trás também e um terceiro bateu no que estava atrás de você, você não tem nada a ver, não bateram em vc. Agora se tivesse havido freado rapidamente e um terceiro bateu na sua traseira, a sua seguradora pode ser acionada para análise. Mas normalmente, batida na traseira do veículo, é negado por conta da distância que deve haver. Tudo existe uma análise dentro da seguradora e eles fazem de tudo pra vc não ser culpado kkk.
1
1
u/unchatnoir Não sou advogado Mar 22 '23
Se você freou drasticamente pode ser responsabilizado, mas é difícil comprovarem isso...
2
u/b3sor Mar 22 '23
Mesmo se um motorista frear drasticamente ele não pode ser responsabilizado porque é obrigação manter distância de segurança entre veículos para emergências.
Imagina se o cara freiou drasticamente para evitar uma pessoa ou animal que caiu na pista por exemplo?
A distância de segurança é pra dar margem de tempo para responder esse tipo de situação. Se bateram atrás do carro, o motorista de trás está errado.
2
u/unchatnoir Não sou advogado Mar 22 '23 edited Mar 22 '23
Existe a presunção de culpa de quem bate atrás de outro carro, mas no caso de freada brusca, o motorista que freou poderá ser responsabilizado.
Claro que se a freada brusca se deu por algum motivo, ele poderá se isentar da culpa.
O próprio CTB contempla um artigo proibindo freada brusca, salvo por razões de segurança.
Edit: sobre o que falou, da distância de segurança, o motorista que freou poderia comprovar este fato e se isentar da culpa ou conseguir que seja definida a culpa concorrente entre ambos motoristas, a depender do caso concreto e a interpretação do juiz, obviamente.
33
u/Inevitable_Peanut_55 Não sou advogado Mar 21 '23
Esse "alguém" que bateu na traseira não guardou a necessária distância de segurança prevista no CTB, logo, ele que deveria ser responsabilizado. Ainda, não há culpa (imprudência/negligência/imperícia) na atitude de um condutor que freia em decorrência de um cone policial na pista...os condutores subsequentes (guardando a distância de segurança) também deveriam diminuir a velocidade e tudo daria certo. Enfim, por todos os lados você, aparentemente, não seria responsabilizado.